Estrutura Curricular

26/01/2022 17:55

O Curso será desenvolvido em dois eixos: um Eixo Integrador (total de 90hs) e um Eixo Especializado (total de 270h), com 14 módulos (disciplinas), totalizando 360 horas. Cada módulo contará com professores responsáveis pela organização e acompanhamento dos mesmos.

O Eixo Integrador é pressuposto da integralidade e interdisciplinaridade e compreende conteúdos-base relacionados a políticas de saúde, redes de atenção à saúde e temas transversais que servem como alicerces da construção do modelo de saúde do Brasil. Inclui os seguintes módulos: Módulo 1 – Introdução ao Curso (15h); Módulo 2 – Políticas Públicas em Saúde (15h); Módulo 3 – Educação em Saúde (15h); Módulo 4 – Promoção da Saúde (15h); Módulo 5 – Ética na Atenção à Saúde (15h) e Módulo 6 – Metodologia em Projetos de Intervenção (15h). 

O Eixo Especializado enfoca competências específicas na atenção às pessoas com DCNT, agregando os seguintes módulos: Módulo 7 – Políticas de Saúde na atenção às pessoas com DCNT (30h); Módulo 8 – Cronicidade e suas interrelações na atenção à saúde (30h); Módulo 9 – Estratégias para atenção às pessoas com Obesidade (30h); Módulo 10 – Estratégias para atenção às pessoas com Hipertensão (30h); Módulo 11 – Estratégias para atenção às pessoas com Diabetes (30h); Módulo 12 – Estratégias para o controle do Tabagismo (30h); Módulo 13 – Tecnologias do Cuidado em Saúde (30h); e Módulo 14 – Trabalho de Conclusão de Curso (60h). 

O Trabalho de Conclusão de Curso (60h) deverá contribuir para o desenvolvimento e estruturação do pensamento analítico do especializando, bem como para o diagnóstico da realidade da assistência em saúde regional em relação às pessoas com DCNT. Promover um estudo teórico-prático acerca desta realidade e propor alternativas e estratégias de resolução compartilhadas em seu ambiente de trabalho permitindo o desenvolvimento de propostas consequentes e pertinentes com sua realidade local e regional. 

Corpo Docente

25/01/2022 12:44

 

Professoras

Monica Motta Lino

Doutora em Enfermagem pela UFSC
Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PEN) e do Departamento de Enfermagem da UFSC. Coordenadora do Curso de Especialização Atenção às Pessoas com DCNT. Coordenadora de Tutoria dos Cursos EaD – UFSC (Portaria n.363/2022/GR)

  Felipa Rafaela Amadigi

Doutora em Enfermagem pela UFSC
Docente do Departamento de Enfermagem da UFSC
Vice Presidente e Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (2008-2011; 2012-2014)

 

   

Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann

Pós-Doutorado em Enfermagem de Saúde Pública pela Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing at University of Toronto (UofT)
Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) da UFSC. É Líder do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde – LAPEPS. Coordena o Laboratório de Relações Internacionais Saúde e Enfermagem – LARISE. Membro do Grupo de Pesquisa Salud Familiar/ Universidad Del Magdalena – Unimagdalena -Colombia.

 

   

 

Jussara Gue Martini

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ex-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) de 2017 a 2021 e Coordenadora do Projeto de Internacionalização PrINT/UFSC, Sub-projeto Educação Interprofissional em Saúde.
Presidente da ABEn – SC gestão 2021-2022

 

 

  Luciara Fabiane Sebold

Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina
Docente do Departamento de Enfermagem da UFSC
Líder do Laboratório de pesquisa e tecnologias para o cuidado de saúde no ambiente médico-cirúrgico (LAPETAC)

  Maria Elena Echevarría Guanilo

Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC e Coordenador Didático-Pedagógico do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC. Líder do NUCRON – Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem e Saúde à Pessoas em Condição Crônica. Integrante do Grupo Interdisciplinar do Cuidado com a Pele do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina – GICPel-HU-UFSC

  Natalia Gonçalves

Pós-Doutorado na Faculdade de Enfermagem da UNICAMP
Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem e Saúde à Pessoas em Condições Crônicas da Universidade Federal de Santa Catarina e Corresponding Reference Group of The Joanna Briggs Institute Research and Innovation- Royal Adelaide Hospital.  Membro do Comitê de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Integrante do Grupo Interdisciplinar do Cuidado com a Pele do HU/UFSC – GICPel-HU-UFSC

  Silvana Silveira Kempfer

Doutora em Enfermagem pela UFSC
Pós-Doutora no PEN/UFSC, em parceria com a University of Alberta – Canada, 2012-2014. Atua nas áreas de Ensino na Enfermagem, Formação Profissional na Enfermagem e Saúde, Atenção Psicossocial e Uso indevido de álcool e outras drogas. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN) . Líder do Laboratório de Tecnologia e Inovação na Educação, Pesquisa e Extensão em Atenção Psicossocial e Drogas (APIS) da Universidade Federal de Santa Catarina.